Avaliações Ambientais
(11) 3208-9620 / 3207-6254
       3554-5196   Facebook LinkedIn
Home >> Serviços

Serviços

Análise de Água em Condomínios:

Manter as dependências de um condomínio não é tarefa fácil. O síndico (a), muitas vezes tem que refazer as previsões orçamentárias por conta de imprevistos que acabam se tornando prioridades no condomínio.
A melhor forma de se proteger contra essas adversidades é realizar uma manutenção preventiva, que é uma ótima arma contra gastos desnecessários.

Por esse motivo, a análise de água não deve ser tratada como despesa, e sim como investimento.

Muitos síndicos e mesmo administradores de condomínios não sabem, mas a análise é quem determina o momento certo de se realizar as lavagens de caixas d’água. Fica claro que, quando o laudo atestar potabilidade própria para consumo humano, o armazenamento está sendo feito de forma correta, daí a não obrigatoriedade de desinfecção dos reservatórios.

Outro benefício que a análise de água traz para o condomínio é a prevenção quanto a infiltrações. Por meio das análises físico-químicas é possível detectar a concentração de ferro e manganês na água, elementos que estão relacionados diretamente com as famosas “ferrugens”, que provocam vazamentos nas tubulações.

Antecipar-se aos problemas, essa é uma das vantagens do monitoramento da água, além de se fazer cumprir com as legislações vigentes.

Análise de Efluentes Industriais:

Vivemos em um mundo capitalista, onde a atividade industrial se torna imprescindível para a sobrevivência do ser humano. Tanto pelos bens que produzem, como pelos empregos que geram.

Infelizmente a atividade industrial possui grande potencial poluidor, e acarreta sérios danos ao meio ambiente. Principalmente no que se refere aos descartes de materiais, que acabam contaminando, principalmente os recursos hídricos, cada vez mais escassos no mundo.

Porém, tem sido observada nas últimas décadas, significativa preocupação em relação aos impactos gerados com o lançamento das águas residuárias, produzidas pela atividade industrial.
Hoje, podemos afirmar que o tratamento dos efluentes líquidos realizados pelas indústrias no mundo todo já é uma realidade.

Então, como é possível garantir que os modernos conceitos de tratamento de efluentes possam gerar resultados seguros e satisfatórios?

A melhor forma de proceder à sua avaliação é por meio de análises orgânicas e inorgânicas, em conformidade com os artigos 18 (CETESB) e 19 A (SABESP) decreto 8468 – Lei 997 – Lançamento de Efluentes em Corpos D’Água.

Levando-se em conta a possibilidade de se minimizar no efluente a concentração de agentes poluidores, a análise é que determina o tipo e a quantidade de efluentes que pode estar presente no descarte desse material no meio ambiente. Por esse motivo, para se obter um tratamento eficaz dos efluentes industriais, é necessário que se tenha um monitoramento preciso, rápido e constante dos processos produtivos que geram líquidos poluidores.


Novos Padrões de Potabilidade da Água para Consumo Humano

Um dos principais problemas de saúde do mundo, principalmente em países tropicais, são as doenças infecto-parasitárias, a maioria relacionada à água.

Tais doenças podem ser causadas pela presença de microorganismo ou substâncias tóxicas, que muitas vezes não são percebidas pelo gosto, aparência ou cheiro. Por esse motivo, foram criados padrões de potabilidade para substâncias químicas, físicas e microbiológicas, que podem ser encontrados na água até uma determinada quantidade.

“O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro de 2011, a Portaria nº 2.914, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A portaria revoga e substitui integralmente a Portaria MS nº 518, de 25 de Março de 2004.

De acordo com o texto, água para consumo humano é a água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independente da sua origem” .

Então como garantir que a água que consumimos está dentro dos padrões de potabilidade?

A melhor forma de se proceder à sua avaliação é por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, realizadas por laboratórios especializados.

O SEHSP Serviço Hídrico de São Paulo possui toda a infra-estrutura para a realização da análise completa de Portaria nº 2.914 MS, trabalhando sempre em conformidade com a NBR IEC/ISO 17025:2005, com registro no CRQ IV sob o nº19395-F o SEHSP faz e leva a diferença até você.


Voltar para página inicial

Legislação


Portaria MS/GM Nº2.914 

Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano.

Leia mais >>
 

Infra-Estrutura


O SEHSP Serviço Hídrico de São Paulo possui laboratório próprio.


Leia mais >>

Newsletter

Home | Nossa Empresa | Serviços | Infra-Estrutura | Legislações | Licenças | Piscina | Regularização | Localização | Contato
Copyright © 2012 SEHSP | Privacy Policy
DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES